Copywriting

Paulo Maccedo define copy em “Como aumentar seu poder de comunicação e desenvolver discursos altamente persuasivos e vendedores”. Não vamos nos alongar muito neste capítulo, pois há referências no mercado exclusivas para este tema, mas é importante levantar a necessidade de ficarmos atentos em como o copy atua em todo o fluxo de marketing, com uma função de otimização refinada para as suas campanhas.

Com isso, aplique  um copy adequado na sua comunicação para melhorar as suas métricas de abertura de campanhas patrocinadas, fluxos, conteúdos, e-mails e mensagens. Criar copys assertivos é fundamental para conseguir aumentar a taxa de conversão do seu negócio.

Dessa forma, nosso objetivo nos próximos parágrafos é descrever um passo a passo para criar uma copy perfeita para o seu negócio. Ou seja, como conquistar e prender a atenção do seu cliente, levando-o a realizar uma ação, que pode ser desde a abertura de e-mail, o clique de uma campanha no Google Ads ou FaceAds, a compra do seu produto e até a assinatura de uma lista de e-mail.

O que é copywriting

Primeiro, vale a pena começarmos com o conceito de copywriting um pouco mais detalhado. Esse é um dos termos mais importantes dentro do marketing digital. Em uma explicação simples, seria a arte de escrever textos que convençam, que vendem. Hoje no mercado você já encontra profissionais especialistas que trabalham exclusivamente com carta de vendas.

O conceito de Erico Rocha, autoridade em marketing digital, é mais completo: “o copywriting é a técnica que otimiza o uso da linguagem, com o objetivo de envolver o leitor, despertar interesse e converter uma ação”. Isso é feito por meio de textos atraentes e persuasivos.

Esses textos são chamados de copy – ao passo que copywriting é o profissional especialista em sua elaboração. A escrita do texto tem por objetivo principal orientar o leitor, levando-o em direção a uma ação em meio a tantas ofertas e conteúdo disponível.

Para isso, são aplicadas diversas técnicas, como a escrita criativa, a persuasão e gatilhos mentais. Além do texto, outros elementos podem fazer parte, como imagens, vídeos, depoimentos e links.

Então, uma copy assertiva é aquela que consegue cumprir com os seus objetivos. Por exemplo, se você está vendendo um produto, o objetivo será fazer com que os leitores cliquem em um link e efetuem o pagamento.

Portanto, se você quer aprender como criar copys poderosas, para alcançar mais clientes e vender mais, vale a pena conferir o passo a passo que separamos. Descubra, ponto a ponto, o que é preciso para que uma copy converta de verdade.

1. Explore os benefícios do produto

Uma boa copy deve estar baseada nos benefícios reais do produto. Foque apenas nas principais características. Um benefício é o valor do seu produto para um cliente.

Em outras palavras, um benefício indica o que o cliente vai ganhar ao adquirir o produto. De que forma o seu produto agrega valor na vida dos consumidores? Você pode listar todos os benefícios para mostrá-los em sua copy.

Tópicos como “vantagens” e “diferenciais” também são muito bem-vindos. Eles seduzem o leitor, mostrando todos os aspectos positivos da compra. Mostre de que forma o seu produto será capaz de resolver problemas e satisfazer as necessidades dos seus clientes.

2. Explorar os pontos fracos da concorrência

Ao mesmo tempo em que a sua copy deve evidenciar os pontos positivos do seu produto, ela deve se diferenciar da concorrência. Mostre de que forma o seu produto é diferente e em que pontos ele é superior.

Trocando em miúdos, pense como um consumidor: só experimentamos uma marca diferente quando ela se mostra melhor do que as demais, seja pelo preço, qualidade, eficiência ou qualquer outro diferencial.

Por isso, vale a pena pesquisar o que a concorrência está fazendo. Dê uma olhada em copys de outros empreendedores, dentro do seu nicho, buscando pontos que possam ser explorados.

3. Estude o seu público-alvo

Fazer uma copy assertiva é impossível sem conhecer, de forma prévia, o seu público-alvo. Para quem você está vendendo? Cada texto de vendas deve ter a persona e público-alvo específico, que determina a forma como ele será escrito e apresentado. Veja mais detalhes no capítulo de Persona x Público-Alvo, caso ainda não tenha lido.

Primeiramente, monte o perfil do seu público-alvo, incluindo dados como gênero, idade, profissão e renda. Depois, transforme isso em uma persona, pinçando os principais aspectos e incluindo dados subjetivos, como gostos, sonhos, deficiências e dores.

Quanto mais você conhecer o seu público-alvo, mais assertiva será a sua copy. Não adianta tentar vender no escuro, sem saber com quem você está falando. Foque na fatia do mercado que melhor corresponde ao seu produto.

4. Trabalhe a comunicação

Existem vários motivos para criar um anúncio ou campanha publicitária. Antes de escrever uma copy você precisa entender seus objetivos e metas. O que você quer ganhar com o seu texto? Qual o seu objetivo?

Assim, uma copy pode ser usada para diferentes finalidades e não somente para vendas. Por exemplo, é possível usar uma página voltada para captar leads para o seu negócio, por meio do preenchimento de um formulário de e-mail.

Nesse caso, não é necessário incluir links, tendo em vista que o objetivo é apenas colher e-mails para uma lista. Outro exemplo são as copys com objetivo de anunciar uma oferta. Elas podem ser enviadas por e-mail, de forma a atrair os clientes a comprarem um produto.

Tudo isso vai influenciar na maneira como você se comunica. A linguagem da copy varia muito de acordo com os seus objetivos.

5. Converse diretamente

É muito difícil vender ou convencer alguém quando conversamos de forma genérica. As vendas acontecem quando a conversa é direta, no modelo “um para um”, H2H[1]. Por isso, vale a pena usar expressões como “você” no lugar de “nós”.

Dessa forma, mostre para os leitores que a conversa está sendo direcionada exclusivamente para ele. Isso gera identificação entre o anunciante e o leitor. E essa proximidade estimula a confiança, que por sua vez leva à realização de ações.

Para o especialista em copy, Dan lok, o copywriting é uma versão em texto da forma falada. Por isso, é preciso escrever da forma como conversamos normalmente, como se estivéssemos diante do cliente.

Além de manter uma conversa direta, a copy deve focar em resultados e ações. Para estimular o leitor, faça perguntas e responda logo em seguida, como se estivesse tirando dúvidas.

No entanto, nunca trate o seu leitor como um ignorante. A comunicação deve ser direta, mas com respeito. Se você falar o óbvio, o seu leitor se sentirá inferiorizado. Mostre que a conversa está sendo construída de igual para igual.

6. Pense no formato da copy

Existem muitas maneiras de usar uma copy. O texto de vendas pode ser implementado em uma landing page, em um vídeo, em um e-mail e até mesmo nas redes sociais. E para cada um desses formatos é preciso pensar em um formato diferente.

Por exemplo, em uma landing page os textos são bem curtos e distribuídos de forma conjunta, com imagens, vídeos, botões e outros elementos. Por isso, a copy deve estar em sintonia com a página, como um todo.

Já em um vídeo, a copy deve ser escrita no formato de roteiro. Dessa forma, é possível narrar ou encenar, criando um vídeo com grande poder de conversão. Por isso, antes de começar a escrever, pense no formato da sua copy e onde ela será veiculada.

7. Evite uma copy com muita informação

Evite fornecer muitos detalhes em sua copy. A redação eficaz diz ao seu público o que ele precisa saber para agir e abrir uma campanha, clicar ou como entrar em contato com você, para obter mais informações ou ainda como assinar a lista de e-mails, por exemplo.

Tenha foco. Muitos detalhes podem acabar confundindo o seu público. Isso faz com que eles esqueçam ou não se sintam atraídos pelos aspectos mais importantes do seu produto. Por isso, a regra é manter a copy o mais simples possível, com apenas o essencial.

8. Inclua uma chamada para ação

Essa é com certeza uma das partes mais importantes da sua copy. O objetivo de qualquer anúncio ou peça de marketing é obter algum tipo de resposta do público-alvo. Se você quer vender um produto, é fundamental trabalhar uma chamada ao final.

De fato, uma chamada para ação (CTA) é o elemento da copy que informa ao público o que ele deve fazer. Normalmente, a chamada para ação cria um senso de urgência, induzindo o leitor a fazer algo de forma imediata. É preciso que o leitor não saia daquela página, daquele meio, que não tenha tempo para pensar muito a respeito, pois ao sair, é possível que você perca a conversão ou o seu lead.

No entanto, é importante seguir todos os passos acima, antes de inserir a sua chamada para ação. A parte anterior da copy funciona como um preparativo. Ela vai nutrindo o seu lead, de forma que ao final ele está muito mais propenso a realizar a conversão, clicar em um link, baixar um conteúdo e muito mais.

Dicas para criar uma copy vendedora

Nos tópicos anteriores você conferiu tudo que é necessário em uma copy para que ela consiga cumprir com os objetivos propostos. Mas existem algumas dicas extras que podem tornar o seu material ainda mais assertivo – e seguro.

Uma dessas dicas é usar palavras de transição com frequência. São expressões que facilitam a leitura do texto, tornando-o mais agradável. Alguns exemplos são: porém, contudo, depois, todavia, além disso, logo, consequentemente, por fim, então, nesse sentido, etc.

Dessa forma, um texto sem palavras de transição não é capaz de prender a atenção dos leitores. Você está escrevendo uma copy e não uma bula de remédio. Então, vale a pena manter o texto simples e bem fluido.

Outra dica especial é evitar usar expressões que não correspondam ao produto vendido. Se você tem dúvida sobre algo, é importante manter isso de fora da copy. Ou seja, para criar textos responsáveis, ser transparente é fundamental.

Porém, existem algumas palavras e expressões que devem ser evitadas, principalmente se você não conseguir cumprir, tais como: livre de risco, melhor, sem custo, nenhuma obrigação, ou seu dinheiro de volta, garantido, etc. Claro, existem exceções.

Por isso, é importante analisar bem o seu texto, de forma a evitar que você seja demandado futuramente por clientes insatisfeitos. Se você está vendendo o produto de outra pessoa, afaste-se da responsabilidade, evitando termos que indiquem algo que o produto não entrega. Finalmente, seguindo todos esses passos e dicas você será capaz de construir uma copy assertiva, com grande taxa de conversão. Uma boa copy é responsável por trazer resultados positivos para qualquer negócio.