SEO

SEO significa otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization), e  é uma série de estratégias e ajustes que são feitos no site, páginas e conteúdo, no geral, para que torne a legibilidade e acesso mais fáceis ao usuário, se adequando também aos padrões pré-estabelecidos de qualidade dos mecanismos de busca, que assim colocam seu site em posição melhor em relação a outros conteúdos. O mais importante? O CONTEÚDO. Cada vez mais sabemos que os mecanismos de busca, e a partir de agora vamos focar no Google, priorizam conteúdo de qualidade, de relevância e legibilidade para o usuário. Esqueça a técnica de apenas repetir palavras, você está fadado ao insucesso e ainda ser punido por praticar Black hat.

Assim, para entender melhor o que é o SEO é preciso entender um pouco sobre como os mecanismos de busca funcionam.

Esses mecanismos são basicamente a forma de juntar todo o conteúdo e disponibilizá-lo na internet aos usuários. Quando alguém cria um site, ele fica alocado em uma hospedagem, em algum servidor ligado à internet, e não necessariamente está disponível no Google.

Dessa forma, os mecanismos de busca precisam fazer o trabalho de vasculhar toda a internet, encontrar os sites, ler o conteúdo, indexá-lo e, por fim, classificá-lo para assim poder salvar suas informações nos bancos de dados, e posteriormente fazê-lo aparecer nas pesquisas. O mecanismo de busca do Google é uma “caixa preta”, ninguém conseguiu e provavelmente não conseguirá fazer uma engenharia reversa, porém há um consenso, entre especialistas de SEO, de que há um robô também chamado de “chawlers”, que faz a indexação, seja pelo sitemap [2], ou vasculhando a internet por meio de links que levam a determinado site, um segundo robô lê o conteúdo e indexa para que um terceiro analise a relevância do mesmo frente a outros conteúdos, para então publicar. Muito provável, há outros robôs ou um algoritmo que valida outras informações, como as técnicas de black hat, há ainda um levantamento de mais de 1500 especialistas em SEO disponível no site: sparktoro.com/, de mais de 200 itens de relevância para SEO, pela pesquisa da empresa math.marketing! Já imaginou o quanto há de informações?

Por fim, quando um site é encontrado e analisado, o nível de qualidade do conteúdo e dos ajustes de SEO irão definir qual será a qualificação nas plataformas de busca em relação à determinada palavra-chave, em outras palavras, seu site recebe um ranking e quanto mais alto pontuar, mais no topo ele irá aparecer nas páginas de resultados de pesquisa.

Agora que você já entende o básico de SEO vamos falar de quais são os ajustes essenciais, que não podem faltar no seu site.

Otimizações SEO

Palavras-Chave

Quando você precisa pesquisar algum conteúdo no Google ou YouTube, a primeira ação que faz é digitar a palavra-chave relacionada ao que você precisa. De fato, essa é a forma em que os mecanismos separam e classificam os temas e categorias na internet.

Sendo assim, é muito importante sempre trabalhar as palavras-chave, relacionadas ao seu conteúdo, no decorrer do seu texto, pois torna mais fácil a indexação.

É ainda bastante indicado que em postagens no seu blog você sempre defina a palavra-chave, e trabalhe com ela e os respectivos sinônimos ao longo de todo o seu conteúdo. Colocar a palavra-chave no seu título, na sua meta-descrição, no primeiro parágrafo, em alguns subtítulos e ao longo do texto, é um padrão muito interessante de se seguir. Caso você esteja no momento de trabalhar com conteúdos para o seu site e blog, sugiro assistir os cursos de quem é referência no assunto que, no caso, é a Rock Content, a qual  disponibiliza a universidade Rock Content, com diversos cursos [4]gratuitos e pagos.

Em vídeos do YouTube também se deve trabalhar a palavra-chave no título e na descrição do vídeo, e se ela for encontrada nos comentários também faz diferença. Lembre-se que até o momento o YouTube é o segundo buscador mais usado no mundo.

Em síntese, é importante salientar novamente, que você não deve exagerar na quantidade de vezes que sua palavra-chave aparece no seu conteúdo, pois assim os mecanismos de busca podem também não indexar. Saiba usar com equilíbrio esse e todos os recursos para não praticar black hat.

Usabilidade para dispositivos móveis

Um ponto que se tornou bastante importante nos últimos anos é a otimização do seu site para aparelhos mobile. Atualmente, com o grande desenvolvimento das tecnologias dos celulares, é cada vez mais comum o uso deles ao invés do desktop.

Dados de pesquisas da Perficient digital, de 2018, indicam que, do tráfego total da internet, cerca de 48.2% foi a partir de dispositivos móveis. Os celulares se tornaram verdadeiros computadores de mão, e de fato, grande parte das buscas é feita a partir deles. Porém, já temos clientes em que 60% a 80% do tráfego total  é feito por meio do celular.

Diante dessas novas tendências, os mecanismos de busca, no geral, começaram a dar um ranqueamento especial para sites que se comportam bem em dispositivos móveis. Para receber uma qualificação boa nesse quesito, é importante que o seu site esteja adaptado para rodar com um desempenho excelente no mobile.

Nesse sentido, existem hoje em dia um tipo de construção de páginas chamada design responsivo, que são opções que tornam o seu site adaptável para qualquer que seja o dispositivo usado para visualização. Em outras palavras, todo o layout muda de acordo com o tamanho da tela do celular, tablet ou desktop no qual estiver sendo visualizado. Então, caso você já tenha um site, valide se o mesmo  está adaptado para mobile ou, caso contrário, procure  um profissional para priorizar essa tarefa!

Velocidade do site

O Google e a maioria dos mecanismos de busca têm uma preferência muito grande a sites leves e com carregamento rápido, do que os mais pesados, pois essa agilidade tende a beneficiar bastante o usuário que acessa o conteúdo.

No entanto, quando falamos de sites rápidos, não necessariamente nos referimos a sites com designs básicos e minimalistas, de fato, é possível criar um site com layouts bem trabalhados e ainda assim leve.

Ainda, um aspecto que deve ser levado em conta é o tamanho e formato das imagens e vídeos disponíveis em suas páginas.

Muitas vezes, quando buscamos fotos para nossas postagens em bancos de imagens, não tratamos ou redimensionamos antes de colocar no conteúdo, e elas podem estar em resoluções altíssimas, o que é desnecessário e torna as páginas muito lentas de serem carregadas. Por isso, esteja sempre atento as resoluções e redimensione suas imagens.

Além do mais, analise o seu site com a ferramenta PageSpeed Insights do Google, com ela você poderá analisar uma página específica e ter o retorno de otimização de velocidade.

Links internos e externos

Quando os robôs dos mecanismos de busca encontram nossos sites, eles acessam todos os links e menus para criar um mapa de todo o nosso conteúdo e enviar para os bancos de dados, e por isso é muito importante fazer a construção dos links de forma bem simples e coerente.

Por exemplo, você deve sempre criar menus com links que levem de volta à página inicial e outros tópicos importantes do seu site, para tornar mais fácil a navegação e fazer com que o usuário passe mais tempo acessando o seu conteúdo.

Outro ponto muito importante é sempre correlacionar os seus artigos também, digamos que você escreva sobre um tema, então tente sempre colocar links de outros artigos com tópicos relacionados ao mesmo tema,  aprofundando com outros detalhes, por exemplo.

Assim, esse tipo de estratégia é chamada de link building interno ou linkagem interna, pois faz com que seu conteúdo esteja coerentemente ligado. Todavia,  outra forma de linkar que também é muito bem vista pelas plataformas de busca é a linkagem externa, que acontece quando outros sites colocam links de seu conteúdo e vice-versa, é uma tradução do nosso “boca a boca” e alguém passa a falar e citar determinada empresa.

Portanto, é uma forma excelente de ranquear bem nas buscas, pois quando você tem links externos gera  certa autoridade em seu site para as plataformas. Então, você pode entrar em contato com donos de sites do mesmo nicho que o seu e negociar acordos para trocar links externos, porém, atente-se para ter sites de qualidade apontando para o seu. Ter qualquer site/blog, de qualidade duvidosa, apontando para o seu não é bem visto pelo Google.

Outras formas de SEO

Além dessas principais técnicas que mostramos nos tópicos anteriores, existem diversos outro ajustes que podem melhorar o seu SEO e, consequentemente, o seu tráfego orgânico, como, por exemplo, a criação de um sitemap.

O sitemap, como diz o nome, é um mapa do seu site que você pode criar e disponibilizar aos mecanismos de busca, tornando assim mais fácil e rápida a indexação. Quando os robôs encontram seu site na internet, na verdade o que eles fazem é um sitemap para enviar aos bancos de dados, e de fato, eles fazem isso automaticamente. Entretanto, quando você disponibiliza esse arquivo ao search engine, a indexação é muito mais rápida.

Outro ponto bastante importante para o SEO é a legibilidade dos seus textos em geral. Existem alguns padrões que são bem vistos como opções de legibilidade e devem ser aplicados a todos os seus conteúdos. Dentre as especificações estão usar termos conectivos ao longo do texto, dividir bem os parágrafos para que não fique um bloco muito grande de palavras, não usar várias vezes as mesmas frases consecutivas e fazer uma boa distribuição dos subtítulos. Todas essas definições melhoram a legibilidade do seu conteúdo.

Por fim, existem algumas ferramentas que ajudam bastante no SEO, uma delas é o Yoast SEO. Ele é um plugin que pode ser adicionado gratuitamente no CMS WordPress, e tem várias indicações dos ajustes que você deve fazer em seu site, ao que é altamente recomendável.